Quando pensamos em produzir uma coleção,enquanto designers devemos ter um pensamento primeiro.O planejamento! confesso que esse tema me causava calafrios,só de pensar(risos).Gosto muito mais de desenhar ,criar.Entendo que o cliente quer é novidade e quefixar esse sistema de trabalho não é tão fácil de "fazer" como é de "falar", mas também não é impossível .
Primeiro precisamos entender a utilidade do planejamento e que sua elaboração e sucesso depende da atitude do projetista em relação ao mercado. Quais são suas metas? Sejam elas quais forem, necessitam ser conquistadas a longo prazo, para que o resultado seja sólido e perene. Não podemos trabalhar sem desenvolver um planejamento eficaz ,caso contrário,o fluxo produtivo poderá ser prejudicado.A maioria dos empresários se preocupam com a previsão de vendas ou com seus orçamentos, mas pergunto: e o planejamento e desenvolvimento do produto, aonde ficam? Ah ,que alegria que sinto de ter tido a oportunidade de conhecer o Briefing da professora Tais Pedrosa(risos).Sabe que pbservando com um pouco mais de atenção os profissionais no mercado em sua grande maioria têm certos preconceitos motivadas por coisas do tipo: escassez de tempo para atividades de planejamento, habilidade para a dinâmica comercial ou industrial e quase nenhuma para a planificação,e daí "Ciao" para o tal planejamento.
Para tentar corrigir esta situação podemos começar o planejamento fazendo anotações.
Sim, anotações sobre questionamentos diversos como: o que será feito, como será, para quem e com que recursos, pois o processo de planejar objetiva responder a todas essas indagações.
No planejamento de uma coleção, o produto se encontra no centro da empresa. Isso exige que conheçamos as condições atuais e determinantes, desde a sua concepção até sua distribuição. É a partir do produto que determinamos a previsão de vendas, do lucro, o dimensionamento dos recursos materiais, mão de obra, etc.
Para conceituar o produto é necessário pesquisar. Pesquisa é produção de conhecimento e o primeiro passo do planejamento de qualquer produto. José de Toledo, consultor de Marketing e planejamento estratégico, diz que "a pesquisa de mercado e de produto foi, é, e sempre será uma ferramenta indispensável, principalmente diante do que chamam a era do relacionamento.
Não bastam viagens internacionais ou assistir desfiles. O produto em questão, vestuário, sempre esteve diretamente ligado à criatura humana. É necessário então que os industriais estudem mais o ser humano atual, suas necessidades, angústias, alegrias. É com base nesses estudos que se desenvolve e planeja uma coleção.
A indústria da Moda tem tudo para crescer, mas precisa se profissionalizar mais e mais em todas as áreas. Os cursos de moda vem então, cumprir esse papel, o de profissionalizar o setor lançando todo ano pessoas capacitadas no mercado de trabalho. É preciso mudar a situação atual típica do setor, aonde o empresário acumula diversas funções inclusive a de "estilista".
Primeiro precisamos entender a utilidade do planejamento e que sua elaboração e sucesso depende da atitude do projetista em relação ao mercado. Quais são suas metas? Sejam elas quais forem, necessitam ser conquistadas a longo prazo, para que o resultado seja sólido e perene. Não podemos trabalhar sem desenvolver um planejamento eficaz ,caso contrário,o fluxo produtivo poderá ser prejudicado.A maioria dos empresários se preocupam com a previsão de vendas ou com seus orçamentos, mas pergunto: e o planejamento e desenvolvimento do produto, aonde ficam? Ah ,que alegria que sinto de ter tido a oportunidade de conhecer o Briefing da professora Tais Pedrosa(risos).Sabe que pbservando com um pouco mais de atenção os profissionais no mercado em sua grande maioria têm certos preconceitos motivadas por coisas do tipo: escassez de tempo para atividades de planejamento, habilidade para a dinâmica comercial ou industrial e quase nenhuma para a planificação,e daí "Ciao" para o tal planejamento.
Para tentar corrigir esta situação podemos começar o planejamento fazendo anotações.
Sim, anotações sobre questionamentos diversos como: o que será feito, como será, para quem e com que recursos, pois o processo de planejar objetiva responder a todas essas indagações.
No planejamento de uma coleção, o produto se encontra no centro da empresa. Isso exige que conheçamos as condições atuais e determinantes, desde a sua concepção até sua distribuição. É a partir do produto que determinamos a previsão de vendas, do lucro, o dimensionamento dos recursos materiais, mão de obra, etc.
Para conceituar o produto é necessário pesquisar. Pesquisa é produção de conhecimento e o primeiro passo do planejamento de qualquer produto. José de Toledo, consultor de Marketing e planejamento estratégico, diz que "a pesquisa de mercado e de produto foi, é, e sempre será uma ferramenta indispensável, principalmente diante do que chamam a era do relacionamento.
Não bastam viagens internacionais ou assistir desfiles. O produto em questão, vestuário, sempre esteve diretamente ligado à criatura humana. É necessário então que os industriais estudem mais o ser humano atual, suas necessidades, angústias, alegrias. É com base nesses estudos que se desenvolve e planeja uma coleção.
A indústria da Moda tem tudo para crescer, mas precisa se profissionalizar mais e mais em todas as áreas. Os cursos de moda vem então, cumprir esse papel, o de profissionalizar o setor lançando todo ano pessoas capacitadas no mercado de trabalho. É preciso mudar a situação atual típica do setor, aonde o empresário acumula diversas funções inclusive a de "estilista".
Carla Lima
Design de moda
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