ARTIGOS SOBRE MODA

Aqui encontras artigos sobre temas pertinentes à moda e tudo que se relacione a mesma. Alguns artigos próprios outros não,mas todos elaborados ou escolhidos com o objetivo de agregar conhecimento e provocar reflexões e motivar você,profissional ou aluno de moda ,ou ainda simplesmente admirador e seguidor de moda a criar ou encontrar soluções e novos caminhos que deverão ser aplicados na moda.



Disfarce ,um elento do vestuário humano.


Uma mascara pode esconder a identidade de uma pessoa ou então mostrar quem ela realmente é. As fantasias podem ser coisas da realidade, portanto, racionais e comuns a vida cotidiana, ou então, coisas surrealistas que só existem no imaginário das pessoas que as vestem, portanto, inalcançáveis.


. Algumas pessoas vestem suas máscaras com a finalidade de esconder quem realmente são, outras usam para esconder as “deficiências” da alma.Todos usam ou um dia usaram algum tipo de mascara, os que negam isto estão negando a intimidade que possuem com os 7 pecados capitais vestindo a mascara da ilusão. Podemos refletir sobre nossas fantasias e mascaras usadas para disfarçar a realidade, usadas para nos mostrar diferentes do que realmente somos. Em nosso dia-a-dia, todos vivemos de alguma forma uma fantasia. Passamos a vida vivendo diferentes personagens, conforme a ocasião, colocando diferentes máscaras em nossos rostos e procurando afastar de nosso pensamento o que nos entristece. Existem pessoas que, de tanto vestirem máscaras, acabam não se reconhecendo mais quando se olham no espelho! Vestem-se como personagens e acabam esquecendo quem são!!! Mascaras para mostrar alegria quando meu coração está triste, para mostrar agrado, quando na realidade estou me aborrecendo terrivelmente, para mostrar carinho, quando na verdade não sinto mais nada por dentro que motive esse carinho; mascaras e personagens que vestimos para a sociedade e não para o nosso verdadeiro Eu se manifestar!

A máscara,acessório que tem sua origem nas festas carnavalescas da antiguidade vem atuar neste momento,através da leitura do universo da moda como uma exibição da criatividade coletiva de que a ‘fantasia’ individual convida as pessoas a fazerem uma viagem fantástica através de um sonho, para descobrirem, num mundo diferente feito de música, teatro, representações, maquilagem e máscaras, um mundo irreal, diferente e estranhamente sedutor.Moda é o prazer que nunca cansa, é novidade constante, excede a questão dos desfiles, excede a beleza, não se restringe a roupa, design, obras culturais, linguagem, comportamentos, gostos e idéias… ficando claro que para além de um discurso estético e sedutor, a moda interfere em modos de vida, faz parte de concepções de mundo distintos.

By Catla Lima




Tendências de Moda



Tendências para o mundo da moda são previsões e especulações quanto ao uso de determinado fit, rapport, cor, tecido, estilos, estampas, manualidades, acessórios, aviamentos etc.



Mais estas previsões não são infundadas ou sem base. Elas são produto da atitude ciclica da moda. São os resultados do ritmo contínuo deste mercado e reflexo do interesse social no mesmo.


As tendências são obtidas através de pesquisa de consumo,análise de valores sociais, de desejos particulares dos consumidores, de criações inovadores de estilistas, de releituras de quadros históricos, etc. E podem consagrar e focar uma infinidade de coisas e valores: costumes e valores mídiatistas, consagração de ídolos e ícones, costumes étnicos, personagens, personalidades, cores e formas determinadas pelo sentido.






O objetivo do emprego de determinadas cores, texturas, formas, etc nas roupas, levado por uma tendência é impressionar os sentidos, e educá-los a sentir as emoções impressas pelo conjunto. Daí o emprego de verdes ao falar de natureza, rosas ao exaltar carinho, fetiches aos vermelhos e carnais etc. Estes são os recursos da moda para enfatizar o foco da tendência.


Em geral, a moda brasileira sobre maior influência dos países europeus e dos Estados Unidos uma vez que estes antecipam uma estação em relação a nossa. Ou seja, a coleção primavera /verão que está sendo comercializada agora lá, serve de influência, referência e modelo para as criações da nossa próxima coleção primavera/verão. A moda brasileira passa por transformações atualmente (com uma maior valorização da criatividade e originalidade do produto nacional), uma parte do bolo do mercado já se desprende deste compromisso com o legado internacional.


Carla Lima






Moda... É fútil pra você?




Inúmeros meios de comunicação: jornais, televisão, outdoors, novelas, teatro, ruas, festas, praia, campo, em tudo há moda! Como estudante de moda reafirmo que esta é de grande complexidade, porque ela caminha grandes percursos até chegar em nós, e pensar que moda começa dentro de nós,pois como fenômeno sócio–psico-cultural que expressa hábitos ,usos, costumes da sociedade, num determinado momento, os fios devem ser perfeitamente enlaçados sendo necessário ser escolhida a tinta, o tom da “moda”, o que vai se “usar”, o que todos vão “desejar”, qual a estampa certa, o que representa nosso Brasil, o que queremos passar. Fico imaginando que moda não é futilidade, como muitos fazem questão de expor, afinal cada um escolhe o quer para si, na sombra da moda, o fenómeno da reprodução social mostra comportamentos individuais e colectivos do indivíduo. De fato, a moda não suprime a identidade, mas aponta-a com o dedo. Eu estudo, estudei e vou estudar o resto da vida sobre o assunto e certamente morrerei sem ter aprendido todo seu conteúdo, apesar de todos afirmarem que não há mais o que fazer, que tudo que tinha que ser inventado já foi, que não existe criação, mas que todas as coisas são cópias, mesmo assim vou morrer sem saber tudo que existe sobre essa área, irá faltar um livro para ler, um novo método em modelagem para aprender...novos materiais de desenho para aplicar,enfim...tudo aquilo que fascina e enlouquece o profissional da área,a excentricidade de viver entre o estressante trabalho da força criativa e o aplauso do resultado,seja qual for seu segmento.Me questiono o quão fúteis são essas pessoas que ignoram todo o trabalho de pesquisa e desenvolvimento que temos para chegar à um produto final.


Veja...há alguma futilidade em moda? Ninguém sai de casa nu, a não ser que esteja com algum problema, ai a moda entra como expressão e dá as mãos para a vontade de gritar pro mundo que tem algo acontecendo!Por tudo que li ,pesquisei até aqui sobre a área,conclui que o “vestir” é uma tomada de consciência e que a decoração, o pudor e a proteção assumem-se como as motivações da moda. Mas quais são os verdadeiros valores da moda? Qual a legitimidade do seu poder? O fenômeno da moda


Você escolheu a moda pra você, invista em si mesmo e não deixe o mundo fazer escolhas que só pertencem a você.


Carla Lima
junho de 2009






Estilo Contemporâneo
.Por
Carla Lima



A moda foi invadida pela cultura e pela sociedade, e mais do que isso, pela personalidade individual, inerente à condição humana e cada vez mais evidente. Muito embora as tendências ainda permaneçam na moda contemporânea, elas estão diluídas e etéreas, entrando em um processo que parece progressivo. A liberdade de escolha é extremamente ampla, não existem muitas regras. E isso se configura num plano bem mais complexo do que a definição e rotulação de estilos grupais; as misturas visuais dos trajes são próprias de cada um, originais. É o fenômeno do comportamento individual que estimula e alicerça o conceito do estilo contemporâneo.Este ,não tão despido como o estilo minimalista, mas igualmente sereno, bonito e funcional, seduz muitos amantes e profissionais de moda.O contemporâneo baseia-se na simplicidade, num aspecto muito clean e moderno, uma vez que este estilo tem em conta apenas as mais recentes tendências, ou seja, tudo aquilo que tem surgido a partir da segunda metade do século XX.


Utilizam-se muito as formas geométricas e privilegia-se uma paleta de cores neutra, onde se destaca o preto, branco, cinza, azul-acinzentado, bege, creme e castanho. Embora utilizadas principalmente em variações monocromáticas, estes tons podem ser dinamizados com a aplicação de alguns apontamentos em cores mais fortes, caso do amarelo, laranja, vermelho, beringela ou lilás. O estilo contemporâneo é marcado por algum despojamento, em um universo que valoriza-se a qualidade, em detrimento da quantidade. Menos é mais e os elementos chave devem ser vistosos e de elevado bom gosto.


A moda contemporânea está sendo marcada por um fenômeno que começa a se espalhar cada vez mais rápido, tornando mais difícil definir quais serão os caminhos que a própria moda seguirá a partir de agora.

Carla Lima
abril de 2010.
Carla Lima.


Em uma harmonia perfeita entre beleza e natureza homens e mulheres usam os corpos como um espaço de expressão artística. A pintura como adorno corporal reflete a preocupação com os valores sociais,políticos,étnicos, morais e religiosos de uma civilização.Raízes, folhas, frutos e flores ,tudo o que a natureza oferece , são os mais puros e belos adereços que emolduram o corpo. A pele é vista como uma tela em branco a ser decorada em uma variedade de maneiras diferentes representando sensações,emoções e sentimentos diversos. Uma decoração temporária,que no entanto, registra-se na história de forma perene. Esta tela que serve para comunicar a linguagem do vestir-se,que representa sonhos,ideais,cultura,hábitos,costumes,desejos é usada e abusada tanto por sociedades primitivas , como pelas ditas sociedades modernas e civilizadas. Igualmente como o homem,a mulher ou as crianças dessas tribos, nos adornamos durantes os jogos do campeonato mundial de futebol para torcer por nossas nações de modo apaixonado .Alí, colocamos uma carga emocional intensa representando nossas aspirações pelas vitórias e pelo título.É a natureza, no seu singular espetáculo, contagiando a imaginação e a criatividade do homem.


Por muito tempo o fenômeno moda se viu atrelado ao refrão da distinção social. De certo, a roupa assume essa função distintiva. Mas este é apenas um dos aspectos da moda. Aceitar, portanto, que o esquema da distinção social seja a chave soberana da inteligibilidade da moda é de uma ingenuidade teórica assustadora. Desmontemos o credo comum de que o realce da moda se encontra em reafirma-la como meio para significar uma posição, para despertar admiração e expor um certo estatuto social.


É imperativo que se abra o horizonte e que se promova um certo deslocamento de ênfase, não privilegiando apenas essa possibilidade distintiva que a moda permite ,mas também visualizando outras possibilidades de abordagem sobre o tema e talvez verificar que, na contemporaneidade, a sua força e riqueza estão situadas numa esfera mais ampla, em que, inclusive, o caráter distintivo é tecido: sua dimensão simbólica.




Carla Lima


Março de 2010





* Moda Ilustrada


Por: CAMILA MARCENES, ELIZA FABRINO, JOÃO PAULO DURÃO, LILIAN PINHO, RAPHAELLA RETES, SILVIA PIO.


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*  Moda e tecnologia/desfiles

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Texto desenvolvido para fundamentar o desenvolvimento da coleção Tribe 2010.Por