5 de dez. de 2009

A Moda Italiana



eu sou uma apaixonada pela cultura italiana,amo este país e sua história,quando pisei meus pés a primeira vez em Itália sabia que tinha uma forte ligação com aquela nação,talvez coisas de outras vidas...a gastronomia,a música,a arte ,a moda ,tudo muito impecável,encantador e sedutor.Embora tenha minhas ressalvas contra o povo italiano,srsrsrrsrrs ...não há nada em perfeição na Terra,não é mesmo?Bom quero falar um pouco da história da moda em Italia também,por aqui...em 25 de Fevereiro de 1951, com o desfile organizado pelo Conde Giorgini em Florença para um público internacional, iniciava a História da moda italiana. A indumentária sempre foi considerada expressão de afirmação social e individual,e importante meio de comunicação de indivíduos e de povos.
Depois do famoso arrancar da moda italiana nos anos 50, a evolução da moda começou a andar em paralelo com as conquistas económicas, as iniciativas financeiras, o interesse pela pesquisa e pela promoção social. Na Itália, toda esta nova produção conseguiu conviver em harmonia com a produção artesanal secular.
Como nos anos 60 houve uma grande virada de tendências a indumentária, concebida como instrumento de partilha e de interpretação dos mitos do próprio tempo, passou a ser vista como ideia e projeção. Nascem os modelos da confecção em série, virados para um público que procura elegância e utilidade. Chegaou, deste modo, à afirmação internacional do made in Italy, com o triunfante prêt-à-porter dos anos 70 e 80, quando Milão se torna o pólo de atração para a moda, até às tendências dos últimos anos, ligadas às vanguardas artísticas e aos movimentos culturais do século XX. A evolução da moda italiana atua numa contínua renovação de estilos e tendências que, através de uma notável síntese de arte, natureza e tradição, soube conquistar o mundo inteiro, convertendo-se num símbolo indiscutível de um país.
Desde as cortes dos Medici, dos Gonzaga ou dos Borboni até aos desfiles atuais em Milão, no Palazzo Pitti ou em Trinità dei Monti, a Itália deu à cultura mundial nomes emblemáticos que se mantém como símbolos do mundo contemporâneo, tais como, entre outros, Valentino, Versace, Armani, Dolce e Gabbana, etc...
È viva la nostra Italia bella!

Nenhum comentário: