28 de fev. de 2011

Estlistas inspiram-se no Oriente-Uma história de cores e estampas

As referências orientais reapareceram com toda força nessas últimas temporadas.
Fiz uma restropectiva rápida sobre estas influências e sobre onde elas estão aparecendo no momento.
1903 – Paul Poiret:  Um casaco, feito para ele mesmo e inspirado em um quimono, serviu de base para várias coleções do estilista.
1904 – Madame Butterfly
:A famosa ópera de Puccini se passa em Nagasaki e conta a história trágica de uma gueixa casada com um militar americano.
1934 – The Painted Veil:No Filme O Despertar de uma Paixão, a personagem de Greta Garbo segue o marido até a China e acaba se apaixonando por um diplomata. O figurino inteiro foi desenhado por Adrian.
1950 – Bonnie Cashin: O estilista americano era frequentemente inspirado por túnicas tradicionais chinesas.
1977 – Opium: A essência icônica de Yves Saint Laurent emprestou elementos do design japonês, como o aspecto laqueado da embalagem. Foi lançado com uma coleção inspirada na China.
1997 – Björk: A capa do álbum Homogenic traz a cantora islandesa vestindo um quimono desenhado por McQueen e maquiagem de gueixa.
2000 – Amor à Flor da Pele: O filme ganhador da Palma de Ouro, dirigido por Wong Kar-Wai, se passa na Hong Kong dos anos 1960 e traz cores saturadas, uma luz nova no cinema e trajes típicos maravihosos.
2005- Memórias de uma Gueixa: O best-seller de Arthur Golden foi transformado em filme com a atriz chinesa Zhang Ziyi no papel principal.
2007 – Dior: John Galliano usou a ópera de Puccini, Madame Butterfly, para desenhar a coleção da Dior.
S/S 11 – Louis Vuitton: A coleção de Marc Jacob para a Louis Vuitton fundiu o glamour dos anos 1970s com o estilo tradicional asiático, repleto de cheongsams (o vestido típico chinês) e quimonos. Seu lançamento sinalizou um novo interesse pelo Oriente.
O quimono

Os tecidos tradicionais asiáticos inspiram uma gama enorme de itens: vestidos, jaquetas, tops. Assim como as formas orientais (mangas retas e largas). Sedas floridas ou lisas dão o toque elegante aos looks. Quem prefere um ar mais dramático, deve investir nos lenços extragrandes com estampas . Quer mais? Misture tudo com lurex dos anos 1970.Acreditem nesta dica que deixo para vocês.É muito bacana!Casacos com corte de quimono se tornam um item chave nessa tendência asiática. Simples e clean, são perfeitas para os dias quentes. Assimetrias e formas desestruturadas estão nas peças.



Floral
Os tecidos florais tipicamente usados nos quimonos ganham outras peças. Hibisco, lótus e flores de cerejeira estão entre as preferidas dos estilistas. Localizadas ou espalhadas por toda a estampa, as flores são o must have da temporada e dão um ar fresco inclusive a peças de alfaiataria, como blazers e calças.Entre as cores, força total para os pinks e púrpuras tanto em tons claros quanto escuros.




Orient Express
O orientalismo do início do século 20 é revisitado com vestidos quimono, pijamas chineses e sedas suntuosas. Jaquards e veludo bordado também têm espaço garantido. Algumas versões lembram os pijamas palazzo dos anos 1970 e caftãs estilo quimono.















Nenhum comentário: