21 de nov. de 2009

Sensação de felicidade!







Hoje foi um dia muito especial para mim.Apresentei um projeto muito importante e bastante trabalhado durante 5 meses por mim e minhas duas parceiras de criação na faculdade.Tanta felicidade de cumprir toda a parte metodologica do processo criativo e aliar minha vontade de criar e pesquisar a tudo isso,foi sensacional.Vos apresento o Projeto Forro que intenciona resgatar atraves da moda os valores intrínsecos nos manifestos culturais do recôncavo baiano, trazendo suas cores, formas e encantos. Mostrar Uma moda com sentimento baiano para a mulher brasileira que quer traduzir sua força e sentimento de liberdade. Todos esses aspectos estão presentes nos materiais, na estampa, nas tonalidades, nas modelagens e no conceito histórico dessa coleção.O tema da coleção é a manifestação popular Nêgo fugido.A coleção “ Forro” é inspirada na expressão popular Nego fugido, uma manifestação pública única, cuja origem não se sabe quando teve início, supõem-se que se mantém desde o século XIX, originária de escravos africanos de origem Nagô. Trata-se de uma recriação das lutas da resistência negra contra o regime escravocrata, e mostra que os negros foram os principais protagonistas na luta por sua liberdade. Através da encenação, os participantes do teatro de rua dão uma versão diferente à história oficial da libertação dos escravos: uma conquista dos negros e não uma concessão feita pela princesa Isabel. O Nego Fugido lembra um Brasil escravocrata e cruel. Encenada até hoje pelos moradores de Acupe,essa manifestação popular conta a história do negro que fugia, era perseguido nas matas e vestia-se de folhas de bananeira para se camuflar. Uma manifestação que não possui similaridade em nenhum outro lugar do mundo e apresenta estrutura dramática. É uma apresentação autêntica que mostra aspectos do teatro visceral. É simples, mas ao mesmo tempo aborda diversos elementos da arte brasileira que fala de valores que de liberdade e paz às gerações. A liberdade se apresenta à frente do escravo, que na tentativa de fuga é caçado e amarrado, para depois comprar a sua alforria, mas a palavra é descumprida e vem a revolta dos caçadores enganados e a execução sumária do rei e seus soldados.
Surge então a fada madrinha, que a todos ressuscita e liberta, acalentando o sonho de esperança. O espetáculo é apresentado durante os quatro domingos do mês de Julho nas ruas de Acupe em Santo Amaro, Bahia.
A coleção “ Forro” apresenta peças para o vestuário feminino que traduz em seu conceito o sentimento de liberdade e força contidos na manifestação do Nêgo fugido aliado a atitude e personalismo da mulher moderna trazendo peças contemporâneas que mostram elementos contidos na indumentária desta manifestação popular,a juta,o linho,tecidos naturais e rusticos proporcionando as “guerreiras modernas” versatilidade com toque feminino.
Uma moda regional e comercial para agradar a mulher atual.



Comentemmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm!

Nenhum comentário: