13 de set. de 2010

Tramas entrelaçadas na história

Estou lendo o livro Fio a Fio ,da autora Gilda Chataignier. Excelente livro para os estudantes de moda adquirir. No prefácio desse livro Kathia Castilho, doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,diz:“Como se vê, os fios tramam contextos, alinhavam histórias, arrematam elos de nossa cultura”. Corroboro com as palavras de Kathia.O entrelaçamento dos fios é uma hábito cultivado desde a antiguidade ,cruzou diversas épocas,possibilitando ler a história nas tramas do tecido.Desde o Egito antigo ao revolucionário prêt-à-porter na França no século XX.Dos teares rústicos aos fios nanotecnológicos,das fazendas mais simples às mais fashion.


A história dos tecidos nos conta muito sobre o corpo, a moda, os costumes e hábitos, a arte, a cultura e a tecnologia de uma época.

Na sociedade contemporânea o tecido tem uma presença extremamente marcante.Melhor falando, nas idas e vindas dos tempos, o pano tecido e vestido sempre foi símbolo de poder,segurança,competição,cobiça,gosto,elegância e outras variáveis de maior ou menor envergadura,incluidindo seus opostos. é um catalizador de sensações que passam pelos sentidos humanos e celebram à sua moda.A tecelagem é considerada uma das artes mais antigas do mundo. O surgimento? Questão de necessidade, para proteger o corpo humano do frio e das intempéries naturais. Primeiro, os homens entrelaçaram galhos e folhas,surgindo daí, a cestaria. Descobri nas pesquisas que o mais antigo indício da existência de têxteis na história da humanidade data de mais de 24 mil anos, no período Paleolítico,segundo Dinah Pezzolo, antropóloga.Já no Neolítico, vestígios encontrados por arqueólogos indicam os avanços na cultura têxtil. No Egito, foram descobertos tecidos feitos de linho que datam de 6000 a.C. Na Suíça e na Escandinávia, foram encontrados tecidos de lã datando da Idade de Bronze (3000 a.C. a 1500 a.C.). Na Índia, o algodão já era fiado e tecido por volta de 3000 a.C. Na China, a seda era tecida pelo menos mil anos antes de Cristo.Nos livros e enciclopédias de moda, quatro fibras se destacam por sua importância histórica: o linho, a lã, o algodão e a seda.

2 comentários:

Kátia disse...

Amo essa estória. Teares me parecem coisas fantásticas, desde o mais simples e imaginar as pessoas, em especial mulheres, tecendo há tantos milênios m efaz pensar que assim como o cultivo e a cocção, a vestimenta sempre acompanhou a civilização.
Falando em cultivo, resolvi há alguns anos plantar uns grãos de linhaça prá ver como era a planta e nasceram! Daí a imaginar como se tirava dali o linho foi um pulo. Muito interessante.
Beijos!
Kátia

Carla Lima disse...

Que bom,amiga que gostou do post. Nós profissionais de moda gostamos muito de voltar ao passado para nos inspirar para futuras criações...muita riqueza de cultura encontramos em cada pedaço da história e isso é tão estimulante.