16 de ago. de 2011

Anos 70












Já afirmei por aqui que a moda é um meio de comunicação social pelo qual os indivíduos interagem visualmente. Reflete não apenas o momento em que estamos inseridos, como também integra a identidade dos grupos sociais. Resolvi escrever um pouco sobre épocas isoladas da moda .
Durante a década de 1970, surgiram distintos grupos de pessoas e de ideologias que possuíam no vestir uma maneira de reconhecerem-se como um grupo.
A moda é uma forma de expressão cultural essencialmente coletiva. Através das mensagens transmitidas por ela, os indivíduos mantêm uma comunicação não-verbal que pode ou não ser intencional.
Por meio do vestuário as pessoas afirmam-se como parte do coletivo, como iguais aos demais, mas é através das roupas que elas buscam a individualidade, buscam ser diferentes dos demais. 
Pode-se dizer que na moda a década de 1970 começou no final da década de 1960, mais especificamente em 1968, quando jovens norte-americanos protestaram contra a guerra do Vietnã (1958-1975) e colocaram flores nos canos dos revólveres dos policiais norte-americanos.
Nasceu aí o Flower Power (Poder da Flor), um dos slogans do movimento hippie.
Em 1969 houve o festival de Woodstock, que foi um dos grandes responsáveis pela difusão e popularização dos conceitos de vida dos hippies para os jovens de todo o mundo.
E assim delineou-se uma nova atitude e uma nova moda para o início da década de 1970. A partir desses fatos, a juventude impõe-se na sociedade e defende suas ideologias.

A moda que identifica os anos 70:


  • Jeans e calças militares usadas com enormes bocas de sino, tachinhas, bordados e muitos brilhos

  • Camurças com franjas;

  • Estilo apache;

  • Estilo safári;

  • Colares de contas miçangas, bijuterias étnicas;

  • Saias e calças de cintura baixa com cintos largos ou de penduricalhos;

  • Estampas florais, Pucci e psicodélicos em quantidade;

  • Roupas artesanais, materiais naturais e tinturas caseiras;

  • Bolsas de crochê ou com franjas com alças a tiracolo;

  • Botas de camurça e sandálias de plataforma;

  • Saias longas, estampadas, estilo cigana e muita interferência de brilhos e plumas nas roupas, se acentuando no final da década de 60 em uma forte inspiração dos anos 1930 em todas as formas de arte.

  • 2 comentários:

    Paloma e Poliana Anjos BIS disse...

    Oi Carla adoramos o post! Anos 70 não é dos nossos anos favoritos, mas sempre tem algumas coisinhas que podemos utilizar.
    Adoramos esse vai e vem da moda!
    Gostamos das franjas, estampas psicodélicas, étnicas, tie dye, florais, Cintos largos nos quadris e boca de sino (pata de elefante) também é válido.

    Um beijão

    Carla Lima disse...

    Olá meninas!!! O movimento ciclico da moda é que de fato sustenta toda este mundo de criações,na minha opinião. Os designer atuais apropriaram-se de tal maneira da questão de direcionar o processo criativo a partir de determinada epoca,que não vemos muito criações originais e sim releituras do que já antes foi criado. Obrigada pela visita e pelas dicas...beijinhos.