11 de ago. de 2011

Padrões de beleza (Evidência da beleza Indígena)










Há mais de 500 anos, no Brasil, a formosura estava ligada à pureza.A beleza das índias não passou despercebida por Pero Vaz de Caminha, que as descreveu como "moças bem moças e bem gentis, com cabelos pretos e compridos e sem vergonha alguma".
  Na mesma época, na Europa, o modelo renascentista valorizava a pele branca, o cabelo ondulado e o corpo robusto sem ossos à mostra - considerados sinal de doença.
  No Brasil, vastas e ostensivas ancas já eram extremamente valorizadas, só que como verdadeiras "insígnias aristocráticas".Símbolo da mulher sexuada, desejável e fecunda.
  A moda das loiras surgiu no Brasil, por influência da chegada das bonecas francesas e das prostitutas polonesas.O "fenômeno" teve início logo após a proclamação da República e foi reforçado pelo ideal de "branqueamento" da raça, perseguida pela elite.
  Na Europa, do século 18, pés pequenos, finos e terminado em ponta eram atração sexual; emblema da vida de ócio, determinava um grupo social em que as mulheres pouco caminhavam e , portanto, se diferenciavam das escravas, donas de pés grandes e largos.Não à toa, o príncipe do conto de fadas se curvou ao minúsculo sapato de cristal da gata borralheira. Trago fotos da beleza Índigena,encontrada em nosso Brasil ,antecedendo o post que estou elaborando sobre elementos do vestuário e trajes indígenas que já foram usados por alguns designers. É um grande universo a explorar.

Nenhum comentário: