3 de jun. de 2009

Planejar ,para criar!




Quando pensamos em produzir uma coleção,enquanto designers devemos ter um pensamento primeiro.O planejamento! confesso que esse tema me causava calafrios,só de pensar(risos).Gosto muito mais de desenhar ,criar.Entendo que o cliente quer é novidade e quefixar esse sistema de trabalho não é tão fácil de "fazer" como é de "falar", mas também não é impossível .
Primeiro precisamos entender a utilidade do planejamento e que sua elaboração e sucesso depende da atitude do projetista em relação ao mercado. Quais são suas metas? Sejam elas quais forem, necessitam ser conquistadas a longo prazo, para que o resultado seja sólido e perene. Não podemos trabalhar sem desenvolver um planejamento eficaz ,caso contrário,o fluxo produtivo poderá ser prejudicado.A maioria dos empresários se preocupam com a previsão de vendas ou com seus orçamentos, mas pergunto: e o planejamento e desenvolvimento do produto, aonde ficam? Ah ,que alegria que sinto de ter tido a oportunidade de conhecer o Briefing da professora Tais Pedrosa(risos).Sabe que pbservando com um pouco mais de atenção os profissionais no mercado em sua grande maioria têm certos preconceitos motivadas por coisas do tipo: escassez de tempo para atividades de planejamento, habilidade para a dinâmica comercial ou industrial e quase nenhuma para a planificação,e daí "Ciao" para o tal planejamento.
Para tentar corrigir esta situação podemos começar o planejamento fazendo anotações.
Sim, anotações sobre questionamentos diversos como: o que será feito, como será, para quem e com que recursos, pois o processo de planejar objetiva responder a todas essas indagações.
No planejamento de uma coleção, o produto se encontra no centro da empresa. Isso exige que conheçamos as condições atuais e determinantes, desde a sua concepção até sua distribuição. É a partir do produto que determinamos a previsão de vendas, do lucro, o dimensionamento dos recursos materiais, mão de obra, etc.
Para conceituar o produto é necessário pesquisar. Pesquisa é produção de conhecimento e o primeiro passo do planejamento de qualquer produto. José de Toledo, consultor de Marketing e planejamento estratégico, diz que "a pesquisa de mercado e de produto foi, é, e sempre será uma ferramenta indispensável, principalmente diante do que chamam a era do relacionamento.
Não bastam viagens internacionais ou assistir desfiles. O produto em questão, vestuário, sempre esteve diretamente ligado à criatura humana. É necessário então que os industriais estudem mais o ser humano atual, suas necessidades, angústias, alegrias. É com base nesses estudos que se desenvolve e planeja uma coleção.
A indústria da Moda tem tudo para crescer, mas precisa se profissionalizar mais e mais em todas as áreas. Os cursos de moda vem então, cumprir esse papel, o de profissionalizar o setor lançando todo ano pessoas capacitadas no mercado de trabalho. É preciso mudar a situação atual típica do setor, aonde o empresário acumula diversas funções inclusive a de "estilista".


Carla Lima

Design de moda

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