11 de mar. de 2011

Manequins colombianos

Esta semana ,meu amigo espanhol, Mariano Alvarado me mandou por e-mail fotos de vitrinas colombianas que chamaram atenção dele em sua última viajem feita em Fevereiro. São fotos de manequins em vitrinas que representam o pensamento e ideal de beleza da mulher colombiana. Disse-me: “quando vi,lembrei-me de ti e registrei,chamou-me atenção!”.Como pescadora de estudos sobre o comportamento social que venha refletir diretamente na concepção e idealização da moda nas sociedades,claro que desejei registrar através de um post e trazer para vocês. É fácil transformar roupas em datas. E, mais que isso, em costumes, valores, cenários, modos de vida... em História. As vestimentas são um ótimo caminho para retratar um povo e seus costumes. Analisando a forma de um povo se vestir, é possível entender seus hábitos e sua forma de agir e de pensar, além de muitas estruturas sociais. Na Colômbia “está na moda” as cirurgias plásticas de aumento da mama(parece-me que muito mais forte que em outros lugares), bem como as de retiradas de costelas para afinar as silhuetas. Sendo assim,os manequins seguem o protótipo de beleza idealizado pelas colombianas apresentado os seios fartos e cinturas afinadas. Sempre observei pelas celebridades da Colômbia ,mulheres portando seios fartos ,com intervenção cirúrgica, entretanto é fascinante ,enquanto pesquisadora, tomar conhecimento de que tudo isto se estende também as pessoas comuns da sociedade daquele país. Investigar o jeito de se vestir e os esforços e artifícios que as pessoas fazem e usam para moldar o próprio corpo as suas necessidades psico-emocionais que vão resultar nos diversos movimentos que embasam de certa forma o fenômeno moda é mais uma forma de diminuir a distância em relação ao passado e aproximar-se do que possivelmente venha a ser adotado como padrão nas gerações futuras. Beijinhos à todos.








Nenhum comentário: