5 de jun. de 2011

Ilustração digital








Desenho é o nome dado à arte de representar ou criar formas e paisagens usando linhas e traços. Coisa que eu amo ,mesmo fazer e cada vez mais me enamoro.O desenho acompanhou o ser humano desde o início em sua caminhada de evolução. Antes mesmo do homem desenvolver uma língua falada, o desenho tinha a função principal de comunicar coisas importantes para o grupo, coisas práticas como localização geográfica de mananciais de água, local onde encontrar alimentos, etc. Muito interessante,né!?
Com o passar dos séculos, a evolução trouxe novas ferramentas de expressão. Primeiro pincéis, espátulas, telas ;depois serigrafia, xilogravura, fotografia. Hoje em dia, o computador.Desenho digital, ou digital design é a arte de desenhar usando o computador como utensílio de trabalho. Que eu acabo de descobrir e me apaixonar. Na Europa a maioria dos designers já não ilustram à mão. E as faculdades de moda e design de todo gênero brasileiras deveriam começar a pensar em inserir no curriculum ,esta disciplina...abolindo o antigo rendering manual ,para o digital(é a evolução da arte),que devemos acompanhar ,é claro,para não nos tornarmos obsoletos. 
No entanto,os cursos de Design não devem esquecer de ensinar uma coisa fundamental: você continua sendo o desenhista, não obstante o fato de estar usando o computador para realizar seu trabalho.
Por isso é importante lembrar que o computador não fará todo o trabalho pra você, este muitas vezes facilita certas tarefas devido à sua extrema flexibilidade, mas é você que é o artista.

Confiram acima os desenhos que desenvolvi à mão e foram ilustrados através do photoshop. Aprendi esta técnica de ilustração com meu sócio e amigo Rui Plee,um verdadeiro artista e maravilhoso ser humano.

Nenhum comentário: