27 de jun. de 2010

Profissões de moda - o Consultor

Estava ontem a pensar em algo interessante para escrever no blog e lembrei que ainda não escrevi sobre as diversas profissões que existem na área de moda.Então resolvi que aos poucos vou abordando cada um dos seguimentos que podem ser seguidos nesta área tão fascinante e desejada. começo pelo Consultor de imagem pessoal ou consultor de moda(um dos seguimentos que mais me interesso na moda). O consultor de moda é o profissional que tem conhecimento de todas as tendências de moda lançadas nos principais pólos industriais do mundo. Com isso, está apto a orientar e dar uma consultoria em termos de moda, cores, estilo, tecidos, silhuetas, etc. A consultoria de moda pode ser pessoal ou voltada à sua imagem profissional. Na pessoal, o cliente terá segurança para se vestir de um modo que realmente expresse quem ele é, de acordo com seu estilo e personalidade. No caso da imagem profissional, a consultoria será para que a aparência esteja sempre adequada ao seu ambiente de trabalho e objetivos profissionais.Daí você me pergunta: Quais características devo ter para ser um consultor de moda?E eu te respondo sem medo de ser feliz que deves estar sempre atualizado com as tendências da indústria têxtil mundial, lendo as principais revistas nacionais e internacionais de moda, jornais e assistir canais on-line com os principais centros de moda, tais como Paris, Milão, Nova York e Tókio. Além de ter boa apresentação,habilidade para lidar com pessoas,capacidade de persuasão/convencimento,responsabilidade,capacidade de organização(essa eu chamo Gesik ,rsrsrsrsrrs),criatividade,ser pesquisador,ter habilidades manuais,ser conhecedor da história da arte,conhecimento da anatomia humana,honestidade e acima de tudo muitaaaaaaaaaaaaaa paciência. É necessário ter fomação superior de moda para atuar como consultor?Na minha opinião sim, deve ter diploma em curso de graduação em moda, para obter uma base de como é a indústria têxtil, com os seus vários segmentos, tais como: Tecelagem, confecção, estamparia e toda a produção, e principalmente a distribuição dos produtos produzidos. Além disso, hoje em dia quem quiser atuar no mercado de Imagem Corporativa, as empresas exigem e valorizam o diploma.Depois que terminarem a faculdade podem fazer um curso de especialização ou uma pós-graduação em negócios de moda e marketing, por exemplo.Eu mesma estou querendo fazer um no próximo ano em Portugal. As a´reas em que o consultor pode atuar são: empresas de qualquer área, esse profissional trabalha com a "repaginação" de funcionários, dá palestras sobre moda e tendências que agradam e atraem clientes e funcionários e até pode criar e desenvolver de uniformes exclusivos,pessoa física: o cliente receberá orientação do que é mais adequado ao seu biótipo, ganhando segurança para vestir-se de um modo que realmente expresse quem ele é, de acordo com seu estilo e personalidade,agências publicitárias e de modelos e ainda produtoras de moda.


Está é uma profissão que vem crescendo cada vez mais, com isso o trabalho se torna mais conhecido. A maioria dos profissionais trabalham como freelancer, mas existem também, muitas empresas de consultoria de moda que estão atrás de profissionais qualificados. Por isso, cada vez mais é necessário estar atualizado com o mundo da moda, lançamentos, tendências, pois é um mercado bem competitivo. O profissional do setor pode trabalhar ainda, por exemplo, na área de planejamento estratégico na indústria do vestuário, ou atuar como consultor de moda em programas especializados exibidos pelas TVs por assinatura.

Um comentário:

Carla Lima disse...

Já pensou em ter uma pessoa ao seu lado para dizer que tipo de roupa combina com você? Alguém que vai analisar não apenas seu tipo físico (seja pera, violão, retângulo...), mas também seu estilo e, principalmente, o jeito que você vive (o que envolve seu trabalho, hobbies, tempo que passa com a família e tudo mais que aparecer no seu dia a dia)? Essas são as funções dos personal stylists, profissionais que fazem serviço de consultoria de moda personalizada e conseguem transformar muita gata borralheira em Cinderela.

Basicamente, o método de trabalho consiste em fazer uma avaliação do perfil do cliente, conhecer e organizar o guarda-roupa, sugerir combinações entre as peças existentes e ajudar a comprar novas. Artistas, políticos e quem precisa melhorar a imagem, muitas vezes por ter alcançado um novo posto no trabalho, são os clientes mais frequentes. O preço do serviço varia de acordo com cada profissional, mas pode ficar entre R$ 400, o dia, e R$ 10 mil, o pacote.