17 de ago. de 2010

Desenho de observação



O desenho pode ser definido como a interpretação de qualquer realidade, visual, emocional, intelectual, ou outra, através da representação gráfica.O Desenho de Observação assenta em quatro conceitos básicos: Enquadramento, Composição, Perspectiva e Proporções.O desenho de observação é sobretudo um meio para se adquirir o domínio sobre os fundamentos do desenho (que não são regras), sobre a percepção visual e sobre o espaço no qual se desenvolve, seja ela bi ou tridimensional.
No exercício do desenho de observação desenvolve-se o pensamento analógico e concreto, o senso de proporção, espaço, volume e planos.
A sensibilidade e a intuição são espicaçadas enquanto se passa a apreciar melhor os outros elementos da linguagem gráfica: textura, linha, cor, estrutura, ponto e composição.

2 comentários:

Wesley disse...

Ola gostaria de saber mais sobre o desenho de observaçao, irei fazer vestibular da udesc e vai cair desenho de observaçao nas questoes especificas, queria saber exatamente oque tem que fazer, eles dao duas figuras distintas, a pergunta da prova anterior da a entender que era para juntas as duas, mais é pra descrever ou desenhar?

Carla Lima disse...

Wesley,querido...eu não faço idéia do que cairá em sua prova de vestibular. Sou designer,não atuo como professora da a´rea de moda. O post comenta sobre desenho de observação como ferramenta de expressão do profissional de moda ,que por via de regra necessita saber desenhar para expressar suas idéias sobre vestimenta. Para fazer desenho de observação é necessário praticar,lápis,papel e borracha ,olhe a sua volta escolha um objeto-assunto tente representa-lo no mesmo angulo,com proporcionalidade. Um beijo ..espero ter esclarecido.