6 de ago. de 2010

Planejamento de Coleção - Profissão de moda

Quem é  e o que faz um profissional de Planejamento de Coleção?



O profissional de Planejamento de Coleção pode atuar em confecção no setor de desenvolvimento de produto,  em marcas que montam suas coleções através de compra de peças prontas ou de peças criadas e desenvolvidas por terceirizados com exclusividade para a marca. Seu objetivo é planejar a coleção, as linhas e o mix de produto de acordo com pesquisas de mercado e de tendências, perfil do público-alvo, imagem e conceito da marca. O Designer precisa em suas multifacetas possuir este conhecimento.O profissional trabalha, no seu dia-a-dia, com três elementos básicos: informação, estratégia e produção. Ele analisa as informações do mercado e os dados da empresa propondo uma estratégia de ação através da coleção e da viabilidade de sua produção para assim atingir o objetivo da empresa.

Sua preocupação não é apenas com a criação, mas também com itens como: análise do comportamento comercial das coleções anteriores, custo, cronograma, mix de produto, adequação coleção/produção, etc.

Profissional importante para  que uma empresa determine corretamente qual será o seu público-alvo, imprescindível para realizar as pesquisas necessárias. Hoje, as mais utilizadas são a pesquisa quantitativa e a pesquisa qualitativa as quais analisam itens como: sexo, faixa etária, demografia, estrutura de classe social, nível de renda, valores, atitudes, comportamento.

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