5 de jul. de 2010

Exposição "Goeldi - Luz Noturna"


"Luz Noturna" mostra apresentou bom conjunto das obras de Oswaldo Goeldi um dos mestres da gravura. São 60 xilogravuras com suas figuras solitárias e densas; nanquins, ilustrações para livros e jornais, algumas fotografias e objetos pessoais que elucidam um pouco mais a vida do artista. Entre as obras expostas estão 11 do Museu Nacional de Belas Artes, do Rio de Janeiro, e outras do marchand Maurício Buck e do próprio instituto. É uma mostra com uma apresentação mais livre da obra do artista. Lá pode-se ver seus temas preferidos como marinhos, pescadores e as figuras noturnas sempre presente em suas obras.

Oswaldo Goeldi {1895-1961}, filho do cientista suíço Emílio Goeldi, nasceu no Rio de Janeiro, e não somente tem sua arte reconhecida no Brasil mas também em vários países cujos museus e colecionadores importantes têm seus trabalhos nos acervos. Até o momento já foram catalogadas cerca de 2 mil criações do gravador, segundo a sobrinha-neta e diretora do Instituto Oswaldo Goeldi, Lani Goeldi, que assina a curadoria da mais importante mostra do gravurista. A mostra faz parte de medidas que visam tirar o artista definitivamente da gaveta, que sua obra chegue ao grande público
Confiram a montagem de fotos acima com algumas obras do ilustrador.

3 comentários:

Unknown disse...

Agradeço o comentário e gostaria de aproveitar para convida-la a visitar a partir de 21/07 a exposição: Goeldi - O Encantador das Sombras no centro Cultural dos Correios. - RJ.

Um abraço e parabéns pelo Blog.

Carla Lima disse...

É sempre um prazer divulgar trabalhos inspiradores e de muita qualidade como este.Agradeço o elogio ao blog e o convite a nova exposição.Esse trabalho vem sendo desenvolvido com muito esforço e pesquisa,receber os parabéns,me mostra que o trabalho está sendo reconhecido e me motiva ainda mais a levar informação de arte,moda,cultura para os leitores. Um abraço.

Carla Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.