13 de jul. de 2010

Ô marinheiro, quem te ensinou a nadar?



Sinônimo de elegância há mais de 70 anos, os suéteres e camisetas listrados em branco e marinho,branco e vermelho,branco e preto estão em alta na próxima estação.

 Atual, o padrão existe há 150 anos e nasceu como uniforme da marinha francesa. Aos poucos o suéter bretão, como ficou conhecido, também se tornou popular entre os pescadores franceses. Com olho para transformar o simples em chic, Chanel(ela sempre) usou a blusa listrada pela primeira vez na Riviera Francesa, em 1917. Tempos depois, transformou-a em um clássico do guarda-roupa feminino. A Segunda Guerra mundial intensificou essa aproximação entre a moda de rua e o look dos mariners, que ganharam espaço inclusive em produções para ensaios de revistas de moda e lugar de honra no cinema (quem não se lembra de Gene Kelly em Marujos do Amor, de 1945?).
Nos anos 1950, Audrey Hepburn incorporou a peça tanto em seu dia a dia quanto no figurino de filmes como Guerra e Paz e Cinderela em Paris(ótima dica para assistir).De volta às origens masculinas, o suéter listrado foi acolhido também nas coleções de Yves Saint Laurent e entre artistas como Pablo Picasso e Andy Warhol. Depois de 70 anos, foi revivido por Jean Paul Gaultier. Agora, volta às lojas com fôlego renovado. Sinal de que ainda deve influenciar a moda por muito tempo. Como sou adepta aos clássicos ,não poderia deixar de comentar por aqui a volta desse charmoso estilo inventado pela queridíssima francesa Chanel.


Nenhum comentário: