12 de jul. de 2010

O Jornalista de moda- Profissão Moda

Ser jornalista de Moda é mais do que narrar desfiles ou comentar roupas, é se dedicar a um mundo que alimenta o imaginário individualista do homem moderno. Uma das áreas que mais movimenta capital, a Moda faz parte do cotidiano: é um fenômeno político, antropológico e, acima de tudo, social.Este seguimento-profissão dentro da área é para aqueles que acreditam que fazer Jornalismo de Moda é ir além do colunismo social. O Jornalista de moda geralmente, estuda a história da moda e tem preparação para cuidar da parte visual do trabalho jornalístico. Remuneração: salário inicial R$ 1.200. Um profissional de renome pode trabalhar para diversos veículos e ganhar mais de R$ 12.000.Um bom começo,não?Foi-se o tempo em que se acreditava que moda era apenas prática. Pensar e discutir os caminhos da moda é, sim, de extrema importância para todos profissionais com ela envolvidos. Nos últimos desfiles europeus viu.se top bloggers sentadinhos na primeira fila com laptops e tudo.Sae por que? Porque designers ao conversarem com seus clientes perceberam que as mesmas ,passam muito mais tempo na internet do que lendo revistas e jornais.Daí a sacada .É um modo de fazer jornalismo diferente,mas super em alta e que dá certo e ainda mais,já passou a ser considerado pelos grandes profissionais do mercado.


Existem muitos cursos de especializações em jornalismo de moda no país e lá fora.Atenção: estou chamando atenção para as novas ferramentas de jornalismo de moda e não  afirmando que para ser jornalista basta apenas ser blogger. É preciso muito estudo,a absorção de muita informação e acima de tudo talento e gosto pela coisa.Sabe-se bem que ninguém sobrevive nesta área sem amor incondicional a mesma,rsrsrsrsrs.Aconselho aos interessados procurarem se informar em sua cidade quais universidades oferecem a especialização na área de moda e outros cursos técnicos que podem agregar valor para vocês seguirem a carreira. Aqui você poderá ter acesso a um video que explica muito bem essa interação do jornalista de moda com as novas tecnologias. Ou ainda podem ver mais este video que também exemplifica o que trouxe para vocês em forma de texto.

Um beijo e espero que tenha contribuído com alguma informação útil para escolha de vocês.

3 comentários:

ARLEANE BARBOSA disse...

oi sou arleane faco producao de moda,e queria que vc me ajudasse,me dando informacaoes como ser uma jornalisda de moda se tenho que fazer faculdade,gostei muito da gostei muito da sua citacao como jornalista.por favor se preferir aqui esta meu email.belafsa_22k@hotmail.com espera sua resposta

Carla Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carla Lima disse...

Olá Arleane! Não tem mais particularidades,além das que observei no post. Se gostas e tem facilidade para absorver informações diariamente e em grande volume.Se és antenada com tudo que ocorre no mundo e se preocupa em estar a fazer conexão destes fatos com o comportamento humano e seus movimentos..o que precisa fazer é procuar uma universidade para inicar já um bom curso de jornalismo.Ao meu ver a pessoa que quer ser um bom profissional não procura meios caminhos,portanto,inicie por se preparar enquanto jornalista e nada te impede de durante o periodo que estudas dedicar-se a fazer cursos tecnicos na area de moda que ja te inclinem ao mercado. Um abraço.