26 de jul. de 2010

O poder de compra da Classe C

Consumidores que passam longe dos eventos de moda, não compram peças de grifes famosas e muito menos seguem as tendências mais quentes da estação. Ao contrário, valorizam um estilo próprio de se vestir, buscam outros meios de conhecer as novidades do mundo fashion e dão maior atenção à qualidade dos produtos que consomem. Mais do que isso: estão dispostos a abrir a carteira com entusiasmo, desde que seus desejos fashionistas sejam atendidos no ponto-de-venda. Desta forma, os consumidores da classe C, grupo cuja renda familiar mensal oscila entre R$ 570 e R$ 1,1 mil, de acordo com dados fornecidos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística),desenham um novo mapa de consumo no País e mostram que têm seu poder de compra em ascenção, proporcinado pela expansão do crédito observada nos últimos anos. Entre seus desejos mais comuns, estão calçados e acessórios, itens frequentemente valorizados em seus guarda-roupas. Pesquisas feitas revelaram que estes consumidores possuem referências de moda bem distintas das consumidores mais abastados, buscando informações junto aos amigos (28,2%), em salões de beleza (21,6%), revistas populares (20,7%) e na televisão (7,8%). A estética é rebuscada, com preferência por produtos que enalteçam o corpo e com informações de moda,até mesmo mais de uma coordenada. O estudo ainda mostra que combinar bolsa e sapato, algo condenado pelas 'fashionistas', é símbolo de elegância e mais: demonstra preocupação com a aparência. è ficar de olho nos novos mercados que estão surgindo...tem espaço para todos na moda.

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